16 setembro 2011

Googleando com a rara

Hoje o google Celebra o 118° aniversário de Albert Szent-Györgyi


Que segundo a wikipédia:



Em 1917, casou-se com Kornélia Demény. Seu avô e seu tio materno eram professores de anatomia na Universidade de Budapeste e, por isso, logo que entrou na universidade, matriculou-se no laboratório de anatomia. Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, foi mobilizado e serviu na frente italiana e na russa. Ao término da guerra, completou seus estudos e iniciou trabalhos em farmacologia e em eletrofisiologia. Ele iniciou, no Instituto Rockefeller, suas pesquisas sobre respiração celularciclo de Krebs. Estudando as células, ele descobriu uma substância redutora, que mais tarde veio a ser chamada de ácido ascórbico. Ele observou também que essa substância possuía uma atividade anti-escorbuto.
Em 1937, ele é galardoado com o Prémio Nobel por suas pesquisas relacionadas com a vitamina C. Já em 1938, iniciou pesquisas com a contração muscular e descobriu a miosinaactina e ATP. Quando osfascistas controlaram a política húngara, Szent-Györgyi ajudou vários amigos judeus. Foi perseguido pela polícia de Hitler e deixou a Hungria como fugitivo da Gestapo. No pós-guerra, retornou à Hungria e tornou-se chefe do departamento de bioquímica da Universidade de Budapeste. Foi eleito membro do parlamento e ajudou a restabelecer a Academia de Ciências.
Em 1941 teve um segundo casamento com Márta Borbíró, com quem teve uma filha.
Em 1947, descontente com o comunismo no seu país, foi para os Estados Unidos para dirigir a pesquisa no Instituto de Pesquisa Muscular, em Massachusetts. Em 1956 obteve a cidadania norte-americana. Já nos EUA, desenvolveu pesquisas sobre câncer e aventou a possibilidade de os radicais livres fazerem parte da gênese do câncer. Pesquisou ainda física quântica e descreveu o termo sintropia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alimente os peixes

Chat do Blog!!!!!!!!!!!!!